Cirurgia de hérnia de disco convencional
A cirurgia convencional para hérnia de disco também é chamada de discectomia simples. Na cirurgia é realizada uma incisão na pele do paciente para acessar a coluna vertebral. Essa incisão pode ser realizada na região posterior, lateral ou anterior da coluna vertebral, irá depender do local da hérnia de disco e o segmento da coluna.
O procedimento visa remover o fragmento do disco que está herniado (fora do lugar) e em algumas situações, pode haver a indicação de substituição de todo o conteúdo do disco por um espaçador (cage/ artrodese) ou por uma prótese móvel (artroplastia).
O procedimento costuma durar cerca de duas horas e requer anestesia geral.
Cirurgia de hérnia de disco por vídeo
É procedimento minimamente invasivo e rápido com duração de cerca de 1 hora, sendo uma das alternativas preferidas quando sua indicação é possível.
Através de uma pequena incisão de 8 mm na pele do paciente é inserido um pequeno tubo com uma câmera de alta resolução na ponta. Dessa forma, o cirurgião consegue visualizar as estruturas da coluna com alta resolução e manipulá-las com o auxílio de pinças e instrumentos especiais.
A cirurgia por vídeo da coluna também permite a retirada de fragmentos discais que estão comprimindo os nervos e podem estar causando dor. Este tipo de cirurgia diminui as chances de lesões e complicações durante e após a cirurgia, já que a manipulação dos tecidos e estruturas da coluna é menor.
Fraturas de coluna
A cifoplastia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo indicado para o tratamento de fraturas por compressão na coluna vertebral devido a traumas e osteoporose. A cirurgia visa a estabilização do osso, redução da dor, aumento da mobilidade e restauração de parte ou de toda a altura corporal vertebral perdida por causa da fratura.
Bloqueios e infiltrações
Infiltração e bloqueio na coluna são opções que auxiliam no diagnóstico e no tratamento controlando a dor. Medicamentos anestésicas e anti-inflamatórias são aplicados em determinados pontos da coluna de acordo com cada caso. A aplicação é feita através de agulhas guiadas por radioscopia.
Cirurgia para escoliose
O tratamento cirúrgico de escoliose está indicado quando a deformidade se torna acentuada. Geralmente é indicado quando a curvatura atinge valores superiores a 45-50 graus.
A cirurgia de escoliose consiste na fusão de vértebras em um único bloco, procedimento chamado artrodese.
São utilizados pinos e estruturas metálicas e também enxertos ósseos para manter as vértebras posicionadas, até sua consolidação.
Clínica Ortotrauma Samaritano – Ortopedia e Traumatologia
Telefone:
WhatsApp:
Endereço:
Rua 237, N° 51, Setor Coimbra, Goiânia, Goiás.
Atendimento:
- Particular
- Convênios