Fraturas de fêmur e fraturas transtrocantereanas
A cirurgia de fratura de fêmur é um procedimento de grande porte, com duração em média de 2 horas.
Fratura que acontece no colo do fêmur, a indicação geralmente é a remoção completa da estrutura comprometida e o implante de próteses, na região do osso do quadril e do próprio fêmur.
O tratamento das fraturas nas regiões transtrocanteriana do fêmur que ocorrem entre o grande e o pequeno trocânter vão dependendo da qualidade óssea. As principais técnicas empregadas, são a utilização de placas, parafuso deslizante de quadril e hastes. Nos idosos geralmente o implante de próteses é conduta mais indicada.
Fraturas de ombro
As fraturas de ombro geralmente são tratadas com a utilização de parafusos e placas com excelente rigidez e resistência e também com formato anatômico. Com elas, garante-se a consolidação do osso fraturado e a recuperação plena da amplitude de movimentos.
Fraturas de cotovelo
O objetivo da cirurgia de fratura de cotovelo é colocar os fragmentos no lugar e fixá-los da forma mais estável possível com isso o paciente pode começar a movimentar a articulação precocemente evitando a rigidez articular.
A cirurgia para fratura de cotovelo é feita com implantes específicos para cada região do cotovelo como placas pré-moldadas. Algumas placas possuem a tecnologia de parafusos bloqueados (LCP tornando a montagem mais firme.
Fraturas de punho
O objetivo do tratamento da fratura do punho é conseguir uma consolidação com um posicionamento dos ossos mais próximos do normal. A escolha da opção de tratamento irá dependendo da fratura. Pode ser colocada uma placa na porção anterior do punho. Também pode ser usado pinos metálicos (normalmente de aço inoxidável ou titânio) e fixador externo (estrutura estabilizante colocada do lado externo com o objetivo de fixar os ossos na posição correta para que possam consolidar).
Fraturas de tíbia
Para as fraturas da tíbia (osso da canela) ou fíbula desviadas em adultos é indicado de preferência o tratamento cirúrgico que visa a reabilitação precoce e diminuição do risco de sequelas. As opções de tratamento cirúrgico incluem:
- Placas e parafusos: indicados em fraturas da fíbula ou fraturas tibiais próximas às articulações do joelho e do pilão tibial/tornozelo
- Hastes intramedulares bloqueadas: para fraturas da tíbia no seguimento diafisário no adulto;
- Hastes intramedulares flexíveis: para fraturas tibiais do segmento diafisário na criança;
- Fixador externo circular (Ilizarov) ou monoplanar: indicados para fraturas mais graves da tíbia, utilizados para tratamento provisório e também para o tratamento definitivo de fraturas.
Fraturas de tornolezo
A cirurgia para fratura de tornozelo tem como objetivo reduzir, alinhar, de forma perfeita a fratura e fixar através do uso de placas e parafusos até que seja reestabelecida a continuidade óssea.
Fraturas de pé em geral
O tratamento das fraturas de pé irá depender do osso fraturado e do tipo de fratura, mas geralmente é feito com molde de gesso ou em um calçado ou bota ortopédica com uma sola rígida para proteger o pé de mais lesão.
As fraturas do calcâneo podem ser bastante graves. O tratamento geralmente é através de cirurgia com o objetivo de reconstruir a anatomia normal do calcanhar e restaurar a mobilidade visando retorno normal das atividades.
Clínica Ortotrauma Samaritano – Ortopedia e Traumatologia
Telefone:
WhatsApp:
Endereço:
Rua 237, N° 51, Setor Coimbra, Goiânia, Goiás.
Atendimento:
- Particular
- Convênios