Patologias
Traumas (fraturas em geral)
Trauma ortopédico é qualquer lesão grave no sistema musculoesquelético que engloba os ossos, articulações e/ou tecidos moles causada por uma fonte externa. Essas lesões geralmente são o resultado de acidentes como quedas de alturas, quedas da própria altura, batidas de carro, quedas de motocicletas ou bicicletas, lesões durante a prática de esportes, entre outros.
Embora existam muitos tipos diferentes de lesões ortopédicas traumáticas, o objetivo dos cirurgiões que se especializam nesta área é o mesmo: restaurar a função da(s) parte(s) do corpo lesionada da forma mais rápida e eficaz possível.
Os principais tipos de traumas são as fraturas, definidas como perda da continuidade de um osso, ou seja, o osso quebra, podendo dividir-se em duas ou várias partes. Entre as fraturas ortopédicas as mais comuns ocorrem nos ossos longos: coxa/quadril (fêmur), perna (tíbia/fíbula), braço (úmero) e antebraço (rádio/ulna). Também são comuns fraturas na bacia e fraturas múltiplas que ocorrem em diversos ossos do corpo simultaneamente.
Artrose
Artrose também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite é um tipo de doença das articulações em que ocorre a degeneração da cartilagem e do osso subjacente. Acomete mais frequentemente as mulheres atingindo as articulações das mãos e joelhos. Já nos homens, a artrose afeta principalmente a articulação coxofemoral, localizada do fêmur com a bacia.
Os sintomas mais comuns da artrose são dor nas articulações, rigidez que causa a limitação de movimento, inchaço e queimação. Numa fase inicial, os sintomas aparecem apenas ao se realizar algum exercício ou atividade, mas ao longo do tempo podem-se tornar constantes.
Não há causas definidas para a artrose. Fatores hereditários, obesidade e traumas anteriores da articulação podem estar envolvidos no desenvolvimento e progressão da artrose.
Tendinite
Tendinite é a inflamação de um tendão estrutura responsável pela fixação dos músculos aos ossos. As principais causas da tendinite são esforços excessivos e repetitivos, que levam ao estresse mecânico e tração. As regiões mais afetadas pela tendinite são o joelho, ombros, punho e cotovelo, mas pode acontecer em qualquer tendão do corpo.
Os indivíduos mais afetados pela tendinite são os atletas, que têm uma alta demanda de articulações específicas do corpo, de acordo com o esporte. Mas ela também é comum em pessoas cujo trabalho é feito com algum movimento específico repetidamente.
O principal sintoma de tendinite é uma dor intensa localizada na região do corpo afetada pela inflamação.
Outros sintomas de tendinite incluem:
- Dor que irradia para outras partes do corpo;
- Dor que piora com o movimento da região;
- Dificuldade de movimento, inclusive dificuldade em realizar movimentos de coordenação motora fina, que requerem precisão e delicadeza;
- Espasmos musculares;
- Dificuldade para carregar peso;
- Dificuldade para realizar movimentos de força;
- Inchaço no local da dor, inclusive com sensação de calor e vermelhidão na região.
Bursite
As bursites são inflamações das bursas, pequenas bolsas localizadas entre ossos, tendões e músculos, que amortecem as fricções e facilitam o movimento. Essa inflamação pode ser aguda ou crônica.
Entre as principais causas das bursites incluem traumatismos, movimentos repetitivos, uso excessivo das articulações, infecções, artrite (inflamação das articulações) e gota (depósito de cristais de ácido úrico nas articulações).
Profissionais do esporte ou pessoas que praticam atividades físicas intensas apresentam maior predisposição a desenvolver a bursite, além de idosos e pessoas com atividades profissionais que exigem repetição contínua de movimentos.
A bursite no ombro e no quadril são as variedades mais comuns dessa doença, que também pode afetar cotovelos e joelhos e outras partes do corpo.
Osteoporose
Osteoporose é uma doença que tem como causa a perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.
Geralmente a osteoporose está relacionada com o envelhecimento. Apesar de manifestar em ambos os sexos, a osteoporose atinge especialmente as mulheres após a menopausa devido à queda na produção do estrógeno.
A osteoporose é uma doença silenciosa e o primeiro sinal pode aparecer em uma fase mais avançada da doença e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, não suportando nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.
As lesões mais comuns geralmente são as fraturas das vértebras por compressão, que acarretam problemas de coluna e diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho e costelas.
Dor
A principal queixa no consultório ortopédico é sem dúvida a dor que pode ser aguda ou crônica.
A dor aguda funciona como uma reação do organismo a algo que ocorreu no momento como uma luxação ou fratura. A dor aguda geralmente tem um quadro que dura até no máximo três meses.
Já a dor é considerada crônica quando os sintomas são regulares e prolongados e, normalmente, persistem por mais de três meses de duração. Muitas das dores estão relacionadas à doenças, no entanto, em muitos casos não se consegue chegar a uma causa específica, sendo a própria dor, a doença em si, como no caso de lombalgia, por exemplo.
Na ortopedia as principais causas de dor estão relacionadas com as seguintes situações:
- Tendinites em geral: do ombro, cotovelo, punho, tornozelo, etc;
- Artrose do joelho, quadril e lesões degenerativas em geral;
- Osteoporose;
- Bursite;
- Hérnia de disco;
- Fraturas;
- Ruptura de ligamento;
- Lesão de manguito rotador.
Hérnia de disco
Hérnia de disco é o deslocamento do disco intervertebral que pode comprimir os nervos da coluna e causar dor. Geralmente os discos deslocados (ou herniados) são causados por esforço excessivo ou trauma. O problema afeta principalmente as regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
A hérnia de disco pode não apresentar sintomas ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou intensa que chega a ser incapacitante. Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi o disco vertebral foi comprimido. Os sintomas mais comuns são: formigamento com ou sem dor; dor na coluna; dor na coluna e na perna; dor na perna ou na coxa; dor na coluna e no braço ou dor apenas no braço.
Ruptura de Ligamento (LCA)
A ruptura, ou estiramento do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Esses ligamentos são responsáveis por controlar o movimento do joelho para frente e para trás.
A probabilidade de lesionar os ligamentos cruzados anteriores é maior nos atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o futebol, o futebol americano e o basquete.
Quando ocorre a lesão do ligamento cruzado anterior, geralmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar-se. Outros sintomas típicos incluem: dor e inchaço; amplitude de movimento reduzida; sensibilidade a longo da linha da articulação e desconforto ao caminhar.
Lesão de manguito rotador
O manguito rotador é formado por quatro tendões (Supraespinal, Infraespinal, Subescapular e Redondo menor) que envolvem o ombro e que são essenciais para a sua estabilidade e movimentação adequada.
As causas de lesão do manguito rotador são diversas e estão relacionadas a fatores mecânicos, ambientais, traumáticos e genéticos.
Um dos sintomas mais frequentes é a dor no ombro. Normalmente, ela aparece de modo insidioso e tem uma piora progressiva com o passar do tempo. A dor ocorre na face lateral do ombro e, geralmente piora durante a tarde ou noite. Alguns pacientes podem ter perda de força para executar movimentos que pode ser leve ou intensa, chegando à impossibilidade de erguer o braço.
Clínica Ortotrauma Samaritano – Ortopedia e Traumatologia
Telefone:
WhatsApp:
Endereço:
Rua 237, N° 51, Setor Coimbra, Goiânia, Goiás.
Atendimento:
- Particular
- Convênios