Joanete
O tratamento de joanete depende do estágio de evolução da enfermidade. Caso seja diagnosticado no estágio inicial é proposto o tratamento conservador para evitar a sua evolução com a troca de sapatos, ou seja, evitar o uso de sapatos finos, muito apertados e saltos altos. Também são indicados o uso de um separador de dedos e protetores de joanete. Mas se o joanete estiver em um estágio avançado e causar muita dor, o tratamento pode ser cirúrgico.
Pés chatos
O tratamento para o pé “chato” ou plano geralmente é através do uso de palmilhas, sapatos ortopédicos, fisioterapia e exercícios que auxiliem na formação da cavidade do pé, além da prática de atividade física.
Pés cavos
Na maioria dos casos de pé cavo, é recomendado o tratamento conservador através de técnicas de fisioterapia que irá restabelecer o equilíbrio dos músculos intrínsecos e extrínsecos dos pés.
Também pode ser indicado a utilização de palmilhas e órteses para dar mais apoio e estabilidade para os pés durante a caminhada.
Pés tortos
O pé torto congênito é tratado com o método Ponseti que consiste na manipulação do pé e na utilização de cinco a sete gessos semanais. A cada semana o pé é posicionado de maneira diferente, a fim de atingir a correção.
Após a retirada do último gesso, o pé já está corrigido, sendo indicado o uso de uma órtese de abdução que irá manter a posição máxima de abdução do pé, permitindo a mobilidade dos joelhos.
Pés reumatoides
O tratamento dos pés reumatoides é baseado na utilização de bandagens e acolchoados na região plantar dos pés, órteses e calçados com solados rígidos, palmilhas macias e largos em sua câmara anterior, evitando assim o excesso de pressão na região do antepé e atrito nos dedos. Caso não haja resultado com o tratamento conservador é indicada a correção cirúrgica.
Clínica Ortotrauma Samaritano – Ortopedia e Traumatologia
Telefone:
WhatsApp:
Endereço:
Rua 237, N° 51, Setor Coimbra, Goiânia, Goiás.
Atendimento:
- Particular
- Convênios