A condição popularmente conhecida como “pé chato” se chama, na verdade, pé plano infantil, uma característica bastante comum em crianças e, até mesmo, adultos.
Logo após o nascimento, o pé possui um acúmulo de gordura e os ossos não estão completamente formados, pois as matrizes de cartilagem ainda não estão calcificadas. Nesse período, o pé pode ter um formato plano ou convexo, mas, conforme as crianças crescem, as estruturas ósseas amadurecem e o arco plantar se forma até os 10 anos de idade.Contudo, cerca de 10 a 20% das crianças não passam por esse processo e o pé continua plano até a fase adulta.
Se o pé plano causar dores e estiver associado a rigidez, é comum que ele sobrecarregue outras partes do corpo, como o tornozelo, joelho e até mesmo a coluna. Nesses casos, é preciso consultar um ortopedista para entender qual é a extensão do problema e receber o tratamento adequado, que pode ser conservador ou cirúrgico.
O tratamento conservador do pé chato não corrige o formato do pé, mas sim tem como foco aliviar as dores. Ele consiste em realização de fisioterapia e uso de sapato ortopédico e palmilhas personalizadas para aliviar a dor.
Já a cirurgia costuma ser indicada quando esse tipo de tratamento menos invasivo não é o suficiente. Ela pode ser realizada por meio de diferentes técnicas, que serão recomendadas a partir da avaliação individual do caso. As duas cirurgias mais comuns para correção do pé plano são a Artrorrise e a Osteotomia.
A Artrorrise é um procedimento minimamente invasivo indicado para pacientes que estão em fase de crescimento. É utilizado um parafuso a fim de bloquear o movimento em eversão da articulação entre o tálus e o calcâneo, dois ossos do pé. Assim, ela é capaz de mudar o posicionamento das articulações, garantindo a melhora do formato. Durante o processo de crescimento ocorre um remodelamento do formato do pé e o parafuso é removido.
Já a Osteotomia consiste na realização de alguns cortes nos ossos, a fim de mudar o seu posicionamento. Após isso, o cirurgião utiliza parafusos, pinos e/ou placas para fixação dos ossos. Esse procedimento é indicado para pacientes de todas as idades.
Portanto, para entender se é necessário realizar algum tipo de tratamento para o pé chato, procure um ortopedista especialista em pé!
Clínica Ortotrauma Samaritano – Ortopedia e Traumatologia
Telefone:
WhatsApp:
Endereço:
Rua 237, N° 51, Setor Coimbra, Goiânia, Goiás.
Atendimento:
- Particular
- Convênios
Artroplastia de joelho Goiânia, Artroplastia de quadril Goiânia, Artroplastia Goiânia, Artroscopia de ombro Goiânia, Artroscopia Goiânia, Cirurgia de coluna Goiânia, Cirurgia de joelho Goiânia, Cirurgia de mão em Goiânia, Cirurgia de ombro Goiânia, Cirurgia de túnel do carpo Goiânia, Cirurgia ortopédica Goiânia, Cirurgia para escoliose Goiânia, Clínica de Ortopedia Goiânia, Lesão de manguito rotador Goiânia, Ortopedia Goiás, Ortopedista Goiânia, Ortopedista Goiás, Reconstrução de LCA Goiânia, Ruptura de Ligamento Goiânia, Tratamento de artrose Goiânia, Tratamento de bursite Goiânia, Tratamento de escoliose Goiânia, Tratamento de hérnia de disco Goiânia, Tratamento de lesão no ligamento Goiânia, Tratamento de osteoporose Goiânia, Tratamento de tendinite Goiânia, Tratamento joanete Goiânia,